Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Atividade Industrial

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Meio ambiente Atividade Industrial

Atividade Industrial


As melhores práticas ambientais disponíveis no setor constituíram a base para as decisões de investimento da Lwarcel no projeto de ampliação, implantado de 2000 a 2006. A manutenção de políticas e procedimentos já históricos da empresa (como os reduzidos consumos de água e geração de efluentes) somou-se a outros resultados positivos no aspecto de controle ambiental


    - Menor consumo de água e geração de efluentes do setor no Brasil;
    - consumo de água -  23m³/t de celulose produzida;
    - geração de efluentes – 19 – 21m³/t de celulose produzida.




Em 2008 o Programa de Redução de Consumo de Água da Lwarcel, composto de 7 projetos, ficou em 1º Lugar no 3° Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água.











Tratamento dos efluentes hídricos

A Lwarcel  possuí uma Estação de Tratamento de Efluentes que recebe e trata os efluentes gerados pela indústria para lançamento em corpo receptor. A ETE possuí sistemas de tratamento primário e biológico,  modalidade Lodos ativados para os efluentes industriais, que garantem eficiências de remoção de carga dos efluentes bastante elevadas.

 



Foto: ETE - Lwarcel


As principais características da ETE são:

- Tecnologia com  tratamento biológico, tipo lodo ativado com aeração extendida, sistema de aeração misto, com excelentes níveis de eficiência de remoção de carga;
- Flexibilidade na operação do tratamento biológico em uma ou duas etapas;
- Flexibilidade operacional com opções de segurança para cada etapa do processo, viabilizando manutenção sem parada de fábrica.




 
Também possui uma Estação de Esgoto Compacta, modalidade lodos ativados com sistema de desinfecção infra-vermelho, para tratamento dos efluentes domésticos gerados.

 




Implantação das melhores tecnologias práticas disponíveis para o controle de efluentes gasosos

Coleta e oxidação térmica dos gases odoríferos concentrados (GNCC) e diluídos (GNCD).

Queima dos gases do Tanque Dissolvedor.

Remoção de material particulado na Caldeira de Recuperação, Forno de Cal e Caldeira de Leito Fluidizado através de precipitadores eletrostáticos.

Monitoramento “on line” das emissões de ETR´S nas chaminés, permitindo ações corretivas da operação;




Autossuficiência Energética

A Lwarcel é autossuficiente em energia elétrica. Por atuar de acordo com os princípios sustentáveis, preservando os recursos naturais, uma central termoelétrica movida a combustíveis renováveis gera energia e vapor que abastecem a Lwarcel e as outras duas empresas do Grupo Lwart na cidade.




Gerenciamento de resíduos sólidos gerados no processo

Gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no processo / indústria com destinação adequada por modalidade de resíduo:
- reaproveitamento de resíduos de cálcio na floresta, combinados com lodo da ETE e cinzas da Caldeira de Leito Fluidizado;
- política de segregação de resíduos potencialmente tóxicos, como lâmpadas, pneus, óleos lubrificantes usado e baterias, que são enviados para recicladores credenciados.




Monitoramento Ambiental

- Avaliação do tratamento dos efluentes líquidos e qualidade das águas do corpo receptor.
- Monitoramento de emissões atmosféricas e dos resíduos sólidos.
- Monitoramento das águas subterrâneas.




Grupo de percepção de odor

A empresa instituiu um grupo de trabalho denominado Grupo de Detecção de Odor, composto por profissionais da fábrica e seus familiares que, a partir de treinamento prévio, contactam a empresa nos momentos em que alguma emissão estiver sendo percebida. Este grupo de colaboradores foi implantado em 1999 e vem sendo fundamental para que, em ocorrências de ordem técnica ou climática, a fábrica possa proceder à investigações no processo e ações corretivas.