Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Recuperação Quimica

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Processo Industrial Recuperação Quimica ETE (Estação de Tratamento de Efluentes)

Recuperação Quimica

ETE (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES)

O objetivo da ETE é a remoção das matérias orgânicas provenientes da fabricação da celulose, fazendo a remoção das cargas orgânicas poluidoras como DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e AOX (Halogênios Orgânicos Absorvíveis em Carvão Ativado).
 
Os poluentes são removidos pelos microorganismos aeróbios, através de um tratamento de lodo ativado com oxigênio puro, transformando-os em compostos menos tóxicos e de baixo peso molecular, como H2O e CO2.

O sistema está dividido em 3 etapas:

-Tratamento Preliminar: onde são removidos os sólidos grosseiros e fibras remanescentes do processo, correção de pH e temperatura.

-Tratamento Primário: onde são removidos os sólidos sedimentáveis.

-Tratamento Secundário ou Biológico: tem o objetivo de reduzir o teor de matéria orgânica biodegradável remanescente das etapas anteriores.

Todas as etapas visam garantir que o meio ambiente não sofra qualquer agressão pelos efluentes gerados na fábrica, promovendo o seu descarte de acordo com as exigências legais.