Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Recuperação Quimica

Recuperação Quimica

CAUSTIFICAÇÃO

É através do processo de Caustificação que se recupera o principal produto químico utilizado no Cozimento da madeira, o Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica).


A primeira etapa consiste em adicionar Cal Virgem (CaO) ao Licor Verde (mistura de Sulfeto de Sódio e Carbonato de Sódio), advindo da Caldeira de Recuperação Química.
A reação entre o Carbonato de Sódio com o Hidróxido de Cálcio forma o Hidróxido de Sódio e Carbonato de Cálcio (Lama de Cal).


A seguir é demonstrada a reação de Caustificação:
CaO + H2O -> Ca(OH)2
Ca(OH)2 + Na2CO3 -> 2NaOH + CaCO3    


Para que o ciclo de recuperação química atinja o máximo índice de reaproveitamento de produtos químicos, ainda é preciso transformar o Carbonato de Cálcio (CaCO3) em Cal Virgem (CaO).
O equipamento utilizado para esta finalidade é o Forno Rotativo de Cal e a reação que ocorre no interior deste equipamento é a seguinte:

CaCO3  + Calor -> CaO + CO2 

O calor necessário para que esta reação ocorra, é advindo da queima dos seguintes combustíveis: Óleo 1A, Borra Ácida (Subproduto advindo do processo de rerrefino de óleo lubrificante usado), Metanol e GNCC (Gases Não Condensáveis Concentrados).

A Cal Virgem retorna para o início do processo de Caustificação e fecha-se o circuito de recuperação dos produtos químicos utilizados no Cozimento da madeira.