Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwart Química

Recuperação Quimica

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Processo Industrial Recuperação Quimica Caldeira Recuperação Química
CALDEIRA DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA

A Caldeira de Recuperação Química da LWARCEL tem capacidade para queima de 900 toneladas/dia de sólidos secos de licor negro, podendo gerar até 134 toneladas/hora de vapor à temperatura de 480°C e pressão de 85 kgf./cm².

A Caldeira de Recuperação Química é, ao mesmo tempo, um reator químico e um gerador de vapor, fornecendo vapor para fábrica e para os turbo-geradores. O licor negro concentrado (75% sólidos totais) composto por materiais orgânicos (vindos da madeira) e inorgânicos (produtos químicos utilizados no Cozimento) é injetado na fornalha por meio de bicos queimadores. 

A matéria orgânica é queimada, gerando calor para produção de vapor. A fração inorgânica é extraída do fundo da câmara de combustão como sais (SMELT, que é um composto basicamente de sulfeto de sódio e carbonato de sódio), sendo dissolvido em tanque com Licor Branco Fraco, formando o Licor Verde, que irá para a Caustificação.


Todo o material particulado desprendido na câmara de combustão, durante a queima do licor negro, é retido através de um precipitador eletrostático (filtro) retornando ao processo.