Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Processo Industrial

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Processo Industrial Branqueamento

Processo Industrial

BRANQUEAMENTO

A cor natural da celulose é branca, porém, para a remoção da lignina nas etapas anteriores do processo de produção, sua coloração é alterada para marrom claro, devido à oxidação de produtos orgânicos existentes na madeira.


Para remover esta coloração e torná-la branca novamente, esta celulose é submetida a um tratamento químico com agentes oxidantes em reatores, com temperatura, pH e tempo de residência controlados. Esta operação é feita em 3 estágios (ADo/ EP/D). Ao final de cada estágio, a celulose é lavada em filtros rotativos DDW, para a remoção dos compostos coloridos oxidados.


Resumo do processo do Branqueamento:
ADo - A, Estágio Ácido
- A finalidade é remover os ácidos hexanurônicos através de hidrólise ácida. Este estágio trabalha com tempo de retenção de aproximadamente 3 horas,  com pH e temperatura controlados. O estágio ácido da LWARCEL tem uma particularidade em relação a outras fábricas de celulose, pois utilizamos o ácido residual da planta geradora de dióxido de cloro, ao invés de ácido sulfúrico.


ADo – Do, Estágio Dioxidação Zero -
É o primeiro estágio de dioxidação do branqueamento, que tem por finalidade  oxidar os compostos que dão cor a celulose, utilizando o dióxido de cloro. Este estágio trabalha com tempo de retenção de 15 minutos, com pH e temperatura controlados.


EP - Estágio de Extração Oxidativa com Peróxido de Hidrogênio(P) -
Este estágio tem como finalidade solubilizar em meio alcalino os compostos cromóforos (que dão cor) oxidados nos estágios anteriores e elevar a alvura, utilizando o peróxido de hidrogênio. Este estágio trabalha com tempo de retenção de 90 minutos, com pH e temperatura controlados.


D - Estágio de Dioxidação -
É o segundo estágio de dioxidação, que tem por finalidade oxidar os compostos que dão cor a celulose, utilizando o dióxido de cloro. Este estágio trabalha com tempo de retenção de 3 horas, com pH e temperatura controlados.

Toda a polpa branqueada é armazenada em uma Torre de Estocagem, antes de ser encaminhada para a etapa final do processo.