Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Processo Industrial

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Processo Industrial Lavagem Alcalina

Processo Industrial

LAVAGEM ALCALINA

Nesta etapa, o objetivo é separar as fibras de celulose da lignina dissolvida durante o Cozimento.

Na Lavagem Alcalina, a massa é lavada em fluxo contra corrente nos filtros rotativos DD Washer. O nome de contra-corrente é dado porque a massa entra no primeiro filtro e caminha para o último, assim como a água ou condensado que entra no último filtro e caminha para o primeiro. Com isso, concentra-se o licor negro (lignina dissolvida e produtos químicos utilizados no Cozimento), deixando a fibra limpa.


A massa entra no primeiro filtro e, depois de passar pela primeira lavagem, é bombeada para os reatores de oxigênio, etapa conhecida como PRÉ-O. Nos reatores, a massa é mantida à temperatura e pressão controladas, recebendo uma quantidade de oxigênio e hidróxido de sódio, suficientes para dissolver a lignina dentro das fibras, facilitando a etapa de Branqueamento.


Depois do estágio PRÉ-O, a massa passa por uma Depuração Combinada, onde os nós da madeira e pequenos feixes de fibras mal cozidos são removidos, deixando a massa livre de impurezas. A etapa de Lavagem é concluída com mais dois filtros rotativos DDW, seguindo para a etapa de Branqueamento.