Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Processo Industrial

Você está em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Processo Industrial Preparação da Matéria-Prima (madeira)

Processo Industrial

PREPARAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA

O início do processo de fabricação de celulose começa no manuseio da matéria-prima, que acontece no Pátio de Madeira, onde as toras são recebidas da floresta já descascadas. As toras são deslocadas para um Pátio de Estocagem ou diretamente para o Picador seguindo uma logística pré-determinada.


As toras são descarregadas em mesas dosadoras, lavadas e levadas ao picador por esteiras. Um disco rotativo de 12 facas transforma, em poucos segundos, as toras em pequenos cavacos que são depositados em um Pátio de Cavacos.


Essa ação visa buscar um tamanho ideal que facilite a ação na etapa de Cozimento. A separação dos cavacos por tamanho acontece numa peneira vibratória, antes do silo de cavaco do Digestor Contínuo, desclassificando os cavacos que estão fora da especificação, descartando-os para serem utilizados como combustível na Caldeira de Biomassa.


Os cavacos classificados são transportados para o silo de cavacos do Digestor Contínuo, através de esteiras que contam com sistemas de detecção de metais, para evitar danos ao processo.