Grupo Lwart Lwarcel Celulose

Licenças Ambientais e Credenciais

Você está em:   Home Lwart Lubrificantes O Rerrefino

Licenças Ambientais e Credenciais


O rerrefino

O rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (oluc) é um processo industrial que transforma o óleo usado em óleo básico novamente, e evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente. Dessa forma, o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade, fechando o ciclo de vida do produto, que retorna ao mercado por meio de formuladoras de óleo lubrificante.


Com o rerrefino, o país economiza divisas garantindo a reposição do produto no mercado, poupa os recursos naturais e preserva o meio ambiente.


Por que o rerrefino?

O rerrefino é importante para o desenvolvimento sustentável do país, pois devolve nobreza ao óleo mineral, que pode ser reutilizado infinitas vezes.


Se descartado incorretamente, o óleo lubrificante usado torna-se um grande poluidor ambiental:

  • ÁGUA: apenas um litro de óleo lubrificante usado pode contaminar mais de um milhão de litros de água, quantia que uma pessoa leva 14 anos para consumir.
  • SOLO: o óleo lubrificante usado descartado no solo pode contaminar os mananciais de água, recurso natural tão importante à sobrevivência humana.
  • AR: a queima indiscriminada do óleo lubrificante usado gera gases tóxicos e pode provocar doenças graves e agravar o efeito estufa.




Lubrificantes: Utilizando, reciclando e convivendo melhor com o nosso planeta
GMP – Grupo de Monitoramento Permanente


Versão em PDF:
Para visualizar os arquivos em PDF é necessário o Adobe Reader