Grupo Lwart Lwarcel Celulose

Licenças Ambientais e Credenciais

Você está em:   Home Lwart Lubrificantes Rerrefino de Oluc Logística Reversa

Licenças Ambientais e Credenciais


Logística reversa

A logística reversa do óleo lubrificante usado é um importante instrumento de desenvolvimento econômico para o país, pois dessa maneira, é possível retornar com o lubrificante pós-consumo ao início da cadeia produtiva, por meio do processo de rerrefino - o que contribui para o abastecimento de matéria-prima no Brasil. Assim, conseguimos fechar o ciclo de vida do produto com chave de ouro, devolvendo ao mercado um produto tão bom quanto o originalmente utilizado.


O óleo lubrificante é composto por uma fração nobre do petróleo. A partir do rerrefino do óleo lubrificante usado é possível reduzir a necessidade de extração do petróleo (recurso natural não renovável) para a produção de lubrificantes e evitar o descarte inadequado do óleo usado, que poderia trazer grandes danos ambientais.


Vários setores da economia vêm buscando enquadramento às exigências ditadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010. Cumpridora da legislação que regulamenta a coleta e o rerrefino do óleo lubrificante usado, a Lwart Lubrificantes entende que a PNRS está contribuindo para gestão de resíduos sólidos no país, em especial, do óleo lubrificante usado. O setor de lubrificantes possui mais de 30 anos de boas práticas focadas em logística reversa, sendo considerado um modelo para outros segmentos.


Ciclo de vida do Óleo Lubrificante

Na avaliação ciclo de vida do óleo lubrificante, é possível notar que:

  • Na extração do petróleo: a cada 100 barris de petróleo é possível extrair dois barris de óleo mineral básico para a produção de óleo lubrificante;
  • No processo de rerrefino: a cada 100 barris de óleo lubrificante usado, extraímos 85 barris de óleo mineral básico para produção de óleo lubrificante - com a mesma qualidade do primeiro refino;