Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

20/04/2017 -  Grupo Lwart levará alunos e professores de Lençóis Paulista e Macatuba para Portugal
Cultura

A Origem Produções e o Grupo Lwart vão implementar, em Lençóis Paulista e Macatuba, o projeto “Era Uma Vez... Brasil”, que levará alunos do oitavo ano, do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino, para um intercâmbio cultural em Lisboa (Portugal). A iniciativa é inédita nestas duas cidades. Serão 10 dias de viagem para que os alunos percorram os caminhos e revivam o trajeto da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil.

Com três etapas, o projeto vai contemplar, até novembro, mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado, nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

“É muito emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, municipais, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‘Era Uma Vez... Brasil’ tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município etc. O Brasil precisa muito disso”, revelou Laurentino Gomes, parceiro do projeto, autor do livro 1808, em entrevista realizada em 2016, em Portugal, quando acompanhava 81 jovens durante intercâmbio.

Após o lançamento, realizado no dia 19 de abril no Espaço Cultural Cidade do Livro, em Lençóis Paulista, serão oito meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final de 12 alunos e 2 professores que farão o intercâmbio no mês de novembro.

Um dos destaques está na etapa CAMPUS, que acontecerá no mês de julho, período de férias escolares, e permitirá que 100 alunos participem de um ‘acampamento’, fazendo uma imersão às diferentes linguagens artísticas e participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual, entre outras atividades.

“Já estamos na quarta edição e, a cada ano, o projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento de nossas raízes, a valorização de nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

De acordo com Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa do Grupo Lwart, “é muito importante para nós, além de gratificante, apoiar este projeto. O Grupo Lwart tem uma ligação muito forte com a educação, a cultura e o apoio na formação aos cidadãos da comunidade que atuamos. Essa será uma iniciativa totalmente inédita e diferente de tudo o que já participamos, tanto por conta da experiência que os alunos terão, ao vivo com a História do Brasil, como em relação ao aprendizado e conhecimento que eles trarão para toda a vida”.

As inscrições para o projeto serão realizadas, via site, e estarão abertas, de 20 de abril a 12 de maio, para estudantes das escolas parceiras, indicadas pelas Secretarias de Educação. O regulamento e as inscrições online estarão disponíveis no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.