Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

11/11/2016 -  A grande final do Desafio Faça Acontecer
Responsabilidade Social

Após cinco meses de dedicação, os jovens participantes do Desafio Faça Acontecer conheceram, no dia 09/11, os ganhadores da segunda edição do concurso. A E.M.E.F Profª Idalina Canova de Barros de Lençóis Paulista ganhou o prêmio Faça Acontecer 2016, com o projeto “Inclusão e exclusão no espaço escolar”. Nos destaques Inovação, Mobilização, Visão de Mundo e Assunto Relevante, os ganhadores foram: escola FourC Bilingual Academy (Bauru), com o projeto “Inglês: uma chave para um futuro melhor”; E.M.E.F Profª Idalina Canova de Barros, com os projetos “Violência sexual”; escola COOPERELP, com o projeto “Gêneros diferentes com direitos iguais” e o SESI com o projeto “Profissional sem crise”.

Promovido pelo Projeto Formação de Líderes como forma de multiplicar o estímulo à mobilização do Congresso Juvenil e, com patrocínio do Grupo Lwart, o “Desafio Faça Acontecer” é um concurso que mobiliza os jovens das escolas de Lençóis Paulista e região com o objetivo de os estimular a desenvolverem ações de mobilização para a transformação da realidade local, motivando-os a mostrarem sua visão do mundo. Foram inscritos este ano 30 projetos de 14 escolas e, para a final, a comissão de jurados analisou 23 projetos finalistas. Cada projeto propôs uma solução para os problemas identificados pelos jovens. Na última etapa, cada equipe fez um vídeo ilustrando o seu trabalho, que foi disponibilizado na internet para votação do público, por meio de ‘curtidas’ e ‘visualizações’ no site do Desafio e canal do concurso no Youtube.

A cerimônia de encerramento aconteceu no Ginásio do CSEC, em Lençóis Paulista, e contou com mais de 500 pessoas, entre diretores, coordenadores e as torcidas das 12 escolas finalistas. O evento foi marcado pelo clima de animação e envolto da energia transformadora que os jovens possuem. “O Desafio foi uma oportunidade para o jovem mostrar sua visão de mundo e, para a sociedade como um todo, ver que nossos problemas e soluções somos nós que temos que trabalhar para resolver. Ver esses jovens nas ruas, escola, se mobilizando em prol da comunidade mostra que é possível fazer a diferença”, salientou Sara Hughes, idealizadora do Projeto Formação de Líderes.

Para os jovens participantes, o concurso foi um momento de grande aprendizado. “Nosso maior desafio foi despertar a conscientização das pessoas sobre a importância do tema do nosso projeto: ‘Inclusão e exclusão no espaço escolar’. Ao longo do projeto nós fomos aprendendo também a realizar o trabalho em equipe, ouvir as ideias de todos e juntos, buscarmos a solução do problema”, comentou Giovanna Gabriela Silva, 14 anos, capitã da equipe da escola Idalina Canova de Barros que ganhou o prêmio Faça Acontecer. Para a professora de História, Marli do Amaral Santana, que foi facilitadora das duas equipes da escola que participaram do Desafio, os projetos desenvolveram habilidades dos alunos e possibilitaram a descoberta de talentos. “Os projetos foram um desafio para as duas equipes. Eles mergulharam nos temas e, desde o início, deixamos claro que acima de ganhar o prêmio estava o aprendizado e a possibilidade deles agirem e fazerem acontecer na nossa escola e comunidade. Atingimos o objetivo e toda a escola está muito orgulhosa dos alunos participantes. O nosso maior ganho foi despertar nossos jovens para serem protagonistas do mundo ao seu redor, fazendo acontecer! Os projetos terão continuidade na escola. O Desafio Faça Acontecer foi um estímulo que motivou os jovens a descobrirem e desenvolverem suas habilidades e competências”, disse.

A expectativa dos organizadores e parceiros do Desafio Faça Acontecer é de que tudo o que foi produzido pelos jovens motive mais pessoas a se envolverem nas problemáticas que afetam a comunidade. “A maior recompensa do Desafio está no envolvimento de todos que participaram das ações. É disso que o mundo precisa, de pessoas que pensam no próximo e fazem acontecer. Acreditamos que podemos fazer o hoje cuidando do amanhã e o nosso futuro passa pelos nossos jovens”, reforçou Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação do Grupo Lwart.

Os vídeos produzidos pelas equipes participantes, com os resultados das ações desenvolvidas na comunidade, continuam disponíveis no site e também na página do Youtube:
http://www.desafiofacaacontecer.com.br/
https://www.youtube.com/channel/UCJ-6ExrTqJ9AloIc1vnYBVg