Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

21/10/2016 -  Festival do Livro chega à 8ª edição e oferece ampla programação cultural gratuita para a população de Lençóis Paulista
Cultura

A cidade de Lençóis Paulista (SP), que se orgulha do título de Cidade do Livro, vai respirar cultura entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro, período em que acontece a 8ª edição do Festival do Livro. O lançamento oficial do Festival será no dia 26 de outubro, no Espaço Cultural Cidade do Livro, a partir das 19h30, e contempla a apresentação da programação completa e um encontro com escritores locais, que estão lançando uma coletânea. O projeto tem produção executiva da Origem Produções e conta com o patrocínio exclusivo da Lwarcel, por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e apoio cultural da Zilor e da Secretaria Municipal de Educação.

O evento, que já é tradicional na cidade, chega à sua 8ª edição e deve reunir mais de 20 mil pessoas na Praça da Concha Acústica. A programação é muito diversificada e reúne atividades culturais que transitam pelo universo da literatura, dança, música e teatro. A abertura acontece na sexta-feira, 31 de outubro, às 20 horas, com o show “Grandes Pequeninos”, que terá a presença de Jairzinho, Thânia Khalill e banda.

No dia 3 de novembro, às 19h30, acontece o lançamento nacional do livro “Cantando a gente é igual”, de Moacyr Carlos Junior, que estará no local para uma sessão de autógrafos. A programação segue com apresentações de corais, oficinas musicais, shows e contação de histórias. No dia 7 de novembro, acontece uma oficina de dramaturgia, às 18h30 e, na sequência, será apresentada uma peça teatral e um concerto de Orquestra de Viola e Violão.

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, acontecem as apresentações teatrais do Projeto Trovamores. As peças serão encenadas em um caminhão palco que foi adaptado para oferecer apresentações culturais e propõe o teatro sobre rodas. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso à cultura, levando a arte cênica para as ruas e atraindo a atenção do público para uma maneira não convencional de apresentação. 

LWARCEL
Neste ano, a Lwarcel, que é parceira da Prefeitura desde a 1ª edição, é patrocinadora exclusiva do evento e apoiadora de algumas das atrações principais, em mais uma ação comemorativa dos 30 anos da empresa.

“A Lwarcel não poderia deixar de apoiar esta iniciativa enriquecedora da Prefeitura de Lençóis Paulista. O Festival do Livro está alinhado aos nossos valores e projetos de educação e formação de cidadãos lençoenses. Ao chegar já em sua 8ª edição, reafirma o compromisso da prefeitura com o incentivo à leitura e ao desenvolvimento de crianças e adultos. É motivo de muito orgulho”, diz a gerente de Recursos Humanos do Grupo Lwart, Laura Câmara.

Entre as atrações que contam com o apoio da Lwarcel estão o show de abertura do Festival, “Grandes Pequeninos”, no dia 31/10 às 20 horas. Nele, Jairzinho, Tânia Khalill e banda apresentam um repertório recheado de sabor de infância e família. Em 2009, o show virou CD e livro, sendo indicado ao Grammy Latino.

A empresa também apoia dois outros eventos do Festival: no dia 4/11, às 20h, acontece o “Show Literatura Cantada”, com o jornalista e compositor Nelson Itaberá e banda, com entrada gratuita. Na proposta de realizar uma apresentação em que literatura, teatro e música se conversam no palco, o autor traz interpretações teatrais de trechos de crônica, contos, reportagens e dissertação. Uma sala de leitura forma o ambiente para diálogos que propõem a reflexão sobre o comportamento humano e a abordagem da linguística pesquisada por Itaberá.

E, no dia 5/11, das 14h às 17h, a Lwarcel promove a “Oficina Literatura Cantada - Linguagem da palavra cantada e formação da identidade regionalista cultural brasileira”, também com Nelson Itaberá. A atração é voltada a professores de língua portuguesa, geografia, história, literatura, artes, artistas, estudantes e interessados no tema.