Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

10/10/2016 -  Alunos do Projeto “JOVEM EM CENA” revelam experiências e expectativas, faltando dois meses para o encerramento das aulas
Cultura

São Paulo, outubro de 2016 – O projeto “JOVEM EM CENA” reúne jovens de 13 a 18 anos, para aprender noções básicas sobre o vasto universo das artes cênicas. Durante os quatro meses de curso, que vão até o final de novembro, os alunos passam por técnicas de expressão corporal, vocal e aprendem técnicas de todos os elementos que compõem uma montagem teatral, abordando temas que vão desde práticas de atuação, figurino, cenário, iluminação, dramaturgia, até direção.

Passados os dois primeiros meses de aulas, os alunos das três turmas agora começam a aprofundar as técnicas aprendidas nos módulos de introdução, visando a apresentação final do curso, que acontece no início de dezembro. Os temas selecionados abordam uma adaptação do despertar da primavera, um conto de fadas e uma reflexão sobre o tempo, todos com dramaturgias próprias dos jovens.

De acordo com Roberto Limberger, responsável pelo projeto, “os alunos estão muito empolgados com a construção dos textos e personagens da montagem, pois isto proporciona muitos elementos para a discussão. Percebemos que eles levam a atividade muito a sério, são bastante focados no que fazem. Em todas as aulas agora, inclusive, acontecem ensaios, o que permite a eles uma maior liberdade de expressão e aplicação dos conceitos em cima da peça”, comenta.

Aprendizado no projeto estimula jovens para o futuro
O projeto reúne alunos com ou sem experiência em artes cênicas. Para Matheus Cezarini Pereira, 18, as aulas abriram um novo horizonte em sua vida. “Gosto tanto do curso, que penso em seguir carreira no teatro. As aulas, os colegas e principalmente os professores, me fazem acreditar nesta possibilidade”, revela Matheus, aluno de primeira viagem.

Já para João Pedro Laurindo, 16, a oportunidade está sendo muito bem aproveitada. “Nunca participei de nenhum projeto parecido. Acredito que no final do curso, não só eu, como todos os participantes sairão de lá com alguma experiência teatral”, comemora João Pedro.

Alguns dos alunos já estiveram em outro workshop desenvolvido por Limberger, o “Curta Jovem”, realizado na cidade em 2015. O Curta Jovem foi um curso de iniciação artística, que por meio de oficinas de produção audiovisual. O curta-metragem “50 tons de alegria”, produzido por jovens que integraram o Projeto, foi selecionado para integrar da “Mostra Geração” do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que acontece de 06 a 16 de outubro na capital fluminense. 

“Jovem em Cena” amplia o conhecimento sobre o ambiente do teatro
O projeto “Jovem em Cena”, patrocinado pelo Grupo Lwart, tem a orientação de profissionais com diferentes formações e especializados em diversas áreas ligadas ao teatro, para ampliar o conhecimento dos jovens dentro deste rico ambiente e promover uma reflexão social a partir dessa experiência enriquecedora. Os alunos estão divididos em três turmas, com aulas semanais que acontecem no Espaço Cultural Cidade do Livro e na Casa da Cultura, em Lençóis Paulista. A formatura do projeto acontece em data a ser confirmada, no final de novembro ou início de dezembro, em solenidade no Teatro Municipal de Lençóis Paulista (SP).

Mais informações:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Marcelo Domingues – tel. 11 5090-3020 / 9.9165-9076 - e-mail marcelod@adsbrasil.com.br
Juliana Patez - 11 5090-3023 - e-mail julianap@adsbrasil.com.br
Silvia Balzan – tel. 11 5090-3024 / 9.9955-5318 - e-mail marcelod@adsbrasil.com.br