Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

22/09/2016 -  Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista e Lwarcel Celulose convidam para reabertura do Museu Alexandre Chitto
Cultura

São Paulo, setembro de 2016 – No dia 24 de setembro, sábado, às 17h30, acontece a reabertura do Museu Alexandre Chitto para o público, no centro de Lençóis Paulista (SP).  E para comemorar este acontecimento, a Lwarcel Celulose, que completa 30 anos de fundação neste ano, fará o lançamento do livro “Museu Paulista (Ipiranga) – 120 anos de história”, projeto patrocinado pela empresa, por meio do PROAC – lei de incentivo à cultura. O evento contará com sessão de autógrafos da autora Denyse Emerich, que virá à cidade como convidada especial.

O Museu, que sofreu com a inundação em janeiro deste ano, ficou fechado por oito meses. Cerca de 70% das mais de seis mil peças do acervo histórico e cultural entrou em contato com a água, o que obrigou a direção do local a realizar um processo de restauração das obras atingidas.

Com o apoio dos funcionários da Diretoria de Cultura, de empresas e voluntários, que passaram até mesmo por treinamentos, todo o prédio foi higienizado e já conta com grande parte das obras restauradas e expostas. “Nos próximos meses, muitos objetos ainda passarão por cuidados específicos. Faremos também novas adaptações nas exposições, na sinalização e na programação visual dos ambientes, a fim de proporcionar mais informação e conforto aos visitantes”, comenta Nilceu Bernardo, diretor de Cultura do Município de Lençóis Paulista.

Para Laura Camara, gerente de RH do Grupo Lwart, fazer parte da reabertura do Museu é manter a história de Lençóis Paulista viva. “O Grupo Lwart, que sempre esteve presente junto à comunidade, sente-se honrado em participar deste momento tão importante para a cultura local e da região”, comemora Laura.

Quem foi Alexandre Chitto
Alexandre Chitto, personalidade que dá nome ao museu, é filho de imigrantes italianos. Nascido em sete de fevereiro de 1901 em Lençóis Paulista, foi formado em contabilidade. Trabalhou no comércio e paralelamente iniciou carreira no campo jornalístico, fundando o Jornal O Eco, em fevereiro de 1938.

Envolvido pela história de Lençóis Paulista, motivou-se em instalar um Museu na cidade. O Museu Histórico e Cultural “Alexandre Chitto”, hoje “Museu Alexandre Chitto”, foi inaugurado dia 23 de Abril de 1988 e possui um acervo numeroso e diversificado, que chama a atenção pela importância e raridade das peças.

Serviço:
Reabertura do Museu Alexandre Chitto e Lançamento do livro "Museu Paulista (Ipiranga) - 120 Anos de História", com sessão de autógrafos da autora Denyse Emerich
Data: 24 de setembro de 2016, sábado, às 17h30
Local: Museu Alexandre Chitto – R. Cel. Joaquim Anselmo Martins, 575 – Centro – Lençóis Paulista (SP)
Realização: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e Diretoria de Cultura
Patrocínio: Lwarcel Celulose

Mais informações:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Marcelo Domingues – tel. 11 5090-3020 / 9.9165-9076 - e-mail marcelod@adsbrasil.com.br
Silvia Balzan – tel. 11 5090-3024 / 9.9955-5318 - e-mail marcelod@adsbrasil.com.br