Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

18/08/2016 -  Primeiras semanas do Projeto “JOVEM EM CENA” abordam técnicas de expressão corporal e vocal com os alunos
Cultura

São Paulo, agosto de 2016 – O projeto “JOVEM EM CENA”, que teve início no dia 1º de agosto, ensinou para os alunos nas suas primeiras semanas, técnicas sobre expressão corporal e vocal, além de passar as primeiras noções básicas sobre o universo do teatro e promover um processo de integração entre todos os participantes.

O projeto reúne alunos com ou sem experiência em artes cênicas. “Procuramos não passar este tipo de diferenciação para a turma neste primeiro momento, e nem para os professores, para não criar nenhum desconforto entre eles e permitir que eles se expressem livremente nos exercícios”, revela Marina Branco, responsável pela iniciativa. “A participação dos alunos tem sido muito produtiva. Uma das coisas que tem impressionado a todos é o comprometimento com que os jovens da região abraçaram o projeto. Esta atitude tem superado as minhas expectativas e a dos professores envolvidos”, completa.

Inclusive, alguns dos alunos já estiveram em um outro workshop desenvolvido por Roberto Limberger, o “Curta Jovem”, realizado na cidade em 2015. O Curta Jovem foi um curso de iniciação artística, que por meio de oficinas de produção audiovisual, ensinou a cerca de 70 jovens as técnicas para desenvolverem filmes de curta-metragem.

Divisão do conteúdo em módulos facilita o aprendizado

A primeira semana serviu para apresentar o curso de forma geral e promover atividades conjuntas entre todos os participantes, que são alunos de 13 a 18 anos de Lençóis Paulista e região, matriculados nos ensinos fundamental e médio. A professora Marina Abrão, que possui especialização em teatro educação, foi a responsável por esta introdução.

Nas duas semanas seguintes foram apresentadas técnicas de expressão corporal e consciência vocal, além da criação de memória escrita, que irá ajudar desde já na criação do espetáculo que será apresentado para a comunidade no final do curso. Mais importante do que isso, representará para os estudantes a oportunidade de aprenderem mais e desenvolverem uma profissão no futuro.

Durante os próximos quatro meses, até o final de novembro, os participantes continuarão aprendendo técnicas que compõem uma montagem teatral, abordando temas que vão desde práticas de atuação, figurino, cenário, iluminação, dramaturgia, até direção.

“Jovem em Cena” amplia o conhecimento sobre o ambiente do teatro

O projeto “Jovem em Cena”, patrocinado pelo Grupo Lwart, tem a orientação de profissionais com diferentes formações e especializados em diversas áreas ligadas ao teatro, para ampliar o conhecimento dos jovens dentro deste rico ambiente e promover uma reflexão social a partir dessa experiência enriquecedora. Os alunos estão divididos em três turmas, com aulas semanais que acontecem no Espaço Cultural Cidade do Livro e na Casa da Cultura, em Lençóis Paulista. A formatura do projeto acontece em data a ser confirmada, no final de novembro ou início de dezembro, em solenidade no Teatro Municipal de Lençóis Paulista (SP).