Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

29/07/2016 -  Projeto “JOVEM EM CENA” proporciona experiência teatral para jovens de Lençóis Paulista e região
Cultura

São Paulo, julho de 2016 – Lençóis Paulista recebe mais uma iniciativa cultural de destaque na cidade e uma grande oportunidade de formação profissional de atores para jovens: o projeto “JOVEM EM CENA”, que tem início na próxima segunda-feira, 1º de agosto, com o número expressivo de 97 alunos selecionados, com idades entre 13 e 18 anos e estudantes dos ensinos fundamental e médio. Gratuito, o projeto é uma realização da Educom.Arte, com patrocínio do Grupo Lwart, por intermédio de incentivos fiscais da Lei Rouanet.

Durante os próximos quatro meses, até o final de novembro, os participantes terão a possibilidade de aprender todas as técnicas que compõem uma montagem teatral, abordando temas que vão desde práticas de atuação, figurino, cenário, iluminação, dramaturgia, até direção. O projeto tem a orientação de profissionais com diferentes formações e especializados em diversas áreas ligadas ao teatro, para ampliar o conhecimento dos jovens dentro deste rico ambiente e promover uma reflexão social a partir dessa experiência enriquecedora.

Entre as técnicas abordadas nas aulas semanais estão: teatro e educação, construção de personagens, linguagem corporal, cenário, figurino e música. Ao final do curso, os alunos serão capazes de montar uma peça teatral, apresentando temáticas relacionadas à sua realidade e abordando assuntos de seu dia a dia, seja na cidade, com os amigos, na escola etc. Mais importante do que isso, representará para os estudantes a oportunidade de aprenderem mais e desenvolverem uma profissão no futuro.

O “JOVEM EM CENA” está sob a responsabilidade de Roberto Limberger, que no ano passado realizou o projeto Curta Jovem, também na cidade de Lençóis Paulista (SP). Para ele, o grande intuito dessa iniciativa é provocar uma sensibilização artística nos participantes e proporcionar essa experiência de montagem de um espetáculo. “Queremos que os jovens selecionados acompanhem todas as etapas de planejamento de uma peça teatral. Incluindo aspectos de dramaturgia, elaboração de texto, da forma como o ator constrói o personagem dentro do contexto, como é pensado o figurino que se adequa à ideia, entre outras coisas”.

Segundo Limberger, esse projeto em especial é muito representativo porque Lençóis Paulista já tem uma atuação muito forte da Diretoria de Cultura. “Falando de teatro em particular, é muito interessante levar ações como essa para cidades que estão mais distantes da capital, pois nosso intuito é de trabalhar também a ‘desglamourização’ da profissão de ator, trazendo uma visão um pouco mais humanizada deste profissional”, comenta.

Mais informações:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Fernanda Bernardini – tel. 11 5090-3040 / 9.9266-0864 - e-mail - fernandab@adsbrasil.com.br
Marcelo Domingues – tel. 11 5090-3020 / 9.9165-9076 - e-mail marcelod@adsbrasil.com.br