16/06/2016 -  Inscrições para oficinas teatrais “JOVEM EM CENA” vão até 4 de julho

Jovens da cidade de Lençóis Paulista (SP) e região que se interessam por teatro, com idade entre 13 e 18 anos e que estejam matriculados nos ensinos fundamental e médio, podem se inscrever até o dia 4 de julho no Projeto “JOVEM EM CENA”, que acontece entre os meses de agosto a novembro próximos. As inscrições podem ser realizadas no site www.jovememcena.com.br. A divulgação dos alunos selecionados será feita em 15 de julho.

Gratuito, o curso com duração de 4 meses será realizado pela Educom.Arte, com patrocínio do Grupo Lwart, por intermédio da Lei Rouanet. Serão oferecidas 90 vagas para os alunos, divididos em três turmas que terão no total 16 encontros, sendo um por semana. As aulas, que começam nos dias 1º e 2 de agosto, acontecem às segundas e terças-feiras à tarde, das 13h30 às 17h30, e às terças-feiras à noite, das 18h30 às 22h, com turmas no Espaço Cultural Cidade do Livro e na Casa da Cultura, em Lençóis Paulista.

A formatura do projeto acontece em data a ser confirmada, no final de novembro ou início de dezembro, em solenidade no Teatro Municipal de Lençóis Paulista (SP).

Para completar a inscrição, aberta desde o dia 15 de junho, os interessados devem acessar o site e preencher a Ficha de Inscrição com todos os dados. Além disso, devem gravar um vídeo de apresentação, com duração aproximada de 1 minuto, e disponibilizá-lo no YouTube.

No vídeo, o candidato deve falar seu nome e sua idade, contar um pouco sobre o que gosta de fazer, explicar porque quer entrar para o “JOVEM EM CENA” e, se quiser, pode deixar um recado para a equipe do projeto. Informações de como fazer o vídeo também estão disponíveis no site.

O olhar artístico no universo do teatro
Sob a responsabilidade de Roberto Limberger, que em 2015 realizou o Projeto Curta Jovem, também com estudantes da região, o “JOVEM EM CENA” é um curso de sensibilização artística e formação teatral, em que os participantes aprenderão sobre todas as técnicas que compõem uma montagem teatral, abordando temas que vão desde práticas de atuação, figurino, cenário, iluminação, dramaturgia, até direção.

“Queremos proporcionar a mesma experiência libertadora que conseguimos com o Curta Jovem agora tendo como pano de fundo o universo teatral. Para isso, esperamos receber alunos com muita vontade de aprender sobre tudo o que envolve este ambiente fascinante”, revela Limberger.

Em 2015, o Grupo Lwart patrocinou o Projeto Curta Jovem, em que cerca de 70 alunos tiveram contato com o universo cinematográfico por meio da realização de oficinas de iniciação ao audiovisual. “O Curta Jovem foi uma das melhores experiências que eu já tive! Aprendi muito sobre cinema, coisas que eu não fazia ideia de como eram feitas e outras que eu nem sabia que existiam. Tenho grandes expectativas para o “JOVEM EM CENA”. Eu e todos os participantes do Curta Jovem estamos ansiosos e com muita vontade de integrar esse novo desafio”, diz Fábio Augusto Pires, aluno do Projeto Curta Jovem.

De acordo com a aluna Tatiana Azevedo, “o Curta Jovem abriu várias portas para mim. Primeiro, quando resolveram colocar os meus desenhos no curta metragem e, alguns meses depois, quando tive a oportunidade de expor estes meus trabalhos na Casa da Cultura da cidade. O Curta Jovem realizou o sonho, meu e de vários jovens, de aprender mais sobre o audiovisual. Estou bem empolgada com o “JOVEM EM CENA” e muito ansiosa para saber mais sobre o projeto. Pelo que eu sei, vai ser incrível, assim como o Curta Jovem. Tenho total interesse em participar”, completa.