18/12/2015 -  Projeto Líderes realiza formatura da 14ª turma

O Projeto Formação de Líderes capacitou mais 24 jovens multiplicadores para a transformação social em Lençóis Paulista. No dia 17 de dezembro, com realização no Rotary Club, foram encerradas as atividades do programa de treinamento da 14ª turma do projeto.

Os jovens formados em anos anteriores também foram homenageados pela atuação em projetos que foram desenvolvidos na comunidade. Dentre os destaques de 2015, estão atividades como: Fantasmas Sociais, Amigo da Vez, Líderes da Alegria e Faça Acontecer, onde os jovens puderam aplicar todos os conceitos obtidos durante o treinamento de liderança.

Durante a cerimônia, Danieli Roza, coordenadora de Projetos Sociais do Grupo Lwart, explicou que o objetivo do projeto é o de preparar os jovens lençoenses para desenvolverem o espírito de liderança, agindo e transformando o meio em que vivem com uma visão ampla do mundo, habilidade de comunicação, planejamento e organização, sendo capazes de envolver outras pessoas para multiplicar suas realizações. “O projeto desenvolve a liderança positiva, valorizando e fortalecendo a autoestima e o senso de responsabilidade, a fim de ampliar o potencial dos jovens para que tenham capacidade e vontade para transformar o meio em que vivem e trabalham”, afirma.

Ainda de acordo com Danieli, o projeto mobiliza muitos jovens que, ao envolverem outros da própria comunidade, contribuem para alterar o cenário político-social como atores participativos. “Entendemos que a adolescência é um momento de descoberta, da construção dos sonhos de vida e este momento precisa ser aproveitado. Neste momento ímpar, podemos trazer à tona líderes que fazem a diferença onde quer que estejam”.

Sara Hughes, idealizadora do Projeto, parabenizou os jovens que participaram destes 14 anos de existência do Projeto Formação de Líderes, comprovando a certeza que tinha de que os jovens são pessoas ativas, interessadas e engajadas com questões sociais e que eles não desejam um futuro melhor apenas para eles, mas pensam no bem estar coletivo.

Ela ainda deixou um recado para os jovens líderes, “quando vocês quiserem fazer algo, se lembrem do quão importante é trabalhar em equipe, ouvir o outro, ter motivação, serem organizados e terem um bom planejamento. Não dá pra fazer nada sozinho e também não é possível saber a direção que vamos escolher, sem compartilhar isso com outros. Jovens, neste ano, vocês tiveram uma oportunidade aqui e, por isso, possuem uma responsabilidade daqui para frente”.

Para o jovem Bruno Germano Bolonha, de 15 anos, participar do projeto trouxe benefícios que ele nem imaginava que poderia ter. “Achei que ia ser cansativo e chato participar do projeto, mas as aulas foram muito dinâmicas e fui percebendo o quanto aprendia com elas. Mudei minha forma de falar, de interagir com outras pessoas na sociedade, profissionalmente e na escola também. Melhorei as apresentações de trabalhos, comecei a trabalhar mais em equipe e hoje me sinto mais maduro e muito mais proativo”.

Com o mesmo pensamento, Pedro Henrique Narciso, também de 15 anos e formando do Projeto, diz que esperava aprender o básico e se surpreendeu com todo o conteúdo passado. “Foi uma experiência muito boa porque eu consegui crescer, me tornei alguém melhor. Hoje, me considero mais preparado para o futuro. Eu tinha muitas dúvidas, muitas incertezas, não sabia como agir em algumas situações e hoje eu sei. O Projeto me ajudou a ter outra visão de mundo”, diz.

O Projeto Formação de Líderes mobiliza muitos jovens que, ao envolverem outros jovens da comunidade, contribuem para alterar o cenário político-social, como atores participativos. E é aí que o Grupo Lwart entra, atuando na formação da cidadania, porque acredita que, colaborando com o desenvolvimento de nossa comunidade através dos jovens, está ‘fazendo hoje para construir o futuro’.

Sobre o Projeto Formação de Líderes
Criado pelo Grupo Lwart em 2002, o Projeto Formação de Líderes é um programa de treinamento que tem por objetivo criar oportunidades para jovens exercerem a liderança de maneira participativa e positiva, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades, possibilitando que conheçam a comunidade, o outro e as diferenças, contribuindo em seu modo de ser e agir, e estimulando-os a escolherem os melhores caminhos para o futuro, agindo positivamente no presente.

O projeto desenvolve a liderança, valorizando e fortalecendo a autoestima, o senso de responsabilidade a fim de ampliar o potencial do jovem para que tenha capacidade e vontade de aplicar suas habilidades em sua vida e suas ações.

Para isso, as atividades de formação envolvem aulas teórico-práticas sobre comunicação, política, técnicas de negociação, trabalho em equipe, planejamento, valorização (autoestima, motivação, liderança), valorização do estudo, responsabilidade individual, raciocínio crítico, dedicação e persistência.

A cada ano, novas vagas para o Projeto Formação de Líderes são oferecidas a estudantes das redes municipal, pública e particular de Lençóis Paulista, com idades entre 13 e 16 anos. O Projeto já formou mais de 300 jovens líderes na comunidade com o apoio de parceiros e voluntários que acreditam no poder de transformação da juventude.

Mais informações: www.projetolideres.com.br