Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

27/11/2015 -  Em evento emocionante, SESI vence primeira edição do “Desafio Faça Acontecer”
Responsabilidade Social

São Paulo, novembro de 2015 – Após dois meses de dedicação, os jovens participantes do “Desafio Faça Acontecer” conheceram, na manhã da quinta-feira, 26 de novembro, os vencedores da primeira edição do concurso.

A grande campeã do Desafio foi a escola SESI de Lençóis Paulista, com o projeto “A preparação do jovem para o Mercado de Trabalho”. Nos destaques Inovação, Mobilização, Visão de Mundo e Assunto Relevante e Inovador, os ganhadores foram: escola E.M.E.F. Idalina Canova de Barros, com o projeto “Depois daquela noite”; escola E.E. Profª Vera Braga F. Giacomini, com os projetos “Saúde em 1º lugar” e “Reciclando para o futuro” e escola COOPERELP, pela temática trabalhada “Automutilação e Suicídio”.

Promovido pelo Projeto Formação de Líderes como uma extensão do 11º Congresso Juvenil e com patrocínio do Grupo Lwart, a iniciativa tinha como objetivo desafiar os jovens das escolas de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi a pensarem sobre as problemáticas que envolvem a comunidade e desenvolverem ações que possibilitassem a transformação social local. Na última etapa, cada grupo fez um vídeo ilustrando o seu trabalho, que foi disponibilizado na internet para votação do público, por meio de ‘curtidas’ no site do Desafio, Facebook e canal do concurso no Youtube.

A cerimônia de encerramento aconteceu no Ginásio do CSEC, em Lençóis Paulista, e contou com mais de 350 pessoas, entre diretores, coordenadores e as torcidas das 11 escolas finalistas. O evento foi marcado pelo clima de animação e envolto da energia transformadora que os jovens possuem, evidenciando a experiência enriquecedora pela qual os alunos participantes passaram ao aceitar o desafio. “É impressionante ver a capacidade de mobilização demonstrada por esses jovens frente a um desafio. Essa energia é a esperança para um futuro melhor para eles e para o Brasil”, salientou Sara Hughes, idealizadora do Projeto Formação de Líderes.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por sete profissionais que representaram diferentes setores da comunidade. Para Neusa Carone, educadora e uma das integrantes da comissão “mais do que a premiação em si, essa iniciativa tem um impacto muito positivo na vida dos jovens, contribuindo para que eles sejam mais participativos nas questões da sociedade”.

Entre os jovens participantes, predominava a opinião de que o concurso foi um grande aprendizado, que se estendeu além dos grupos participantes. “O desenvolvimento das atividades foi muito positivo, trabalhamos unidos para resolver os conflitos internos e levar para os alunos e para a comunidade o melhor resultado”, comenta Giovani Caprioli Garcia, aluno do SESI e capitão da equipe vencedora.

A expectativa dos organizadores do Desafio Faça Acontecer é de que tudo o que foi produzido pelos jovens motive mais pessoas a se envolverem nas problemáticas que afetam a comunidade. “A maior recompensa do Desafio está no envolvimento de todos que participaram das ações, porque tivemos jovens que dedicaram o seu melhor para impactar positivamente a sociedade. É disso que o mundo precisa, de pessoas que pensam no próximo e fazem acontecer”, reforçou Danieli Roza, coordenadora de projetos sociais do Grupo Lwart.

Os vídeos produzidos pelas equipes participantes, com os resultados das ações desenvolvidas na comunidade, continuam disponíveis no site e podem ser acessados em www.desafiofacaacontecer.com.br.