Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

20/11/2015 -  Jovens participantes do “Desafio Faça Acontecer” aguardam a grande final
Responsabilidade Social

São Paulo, novembro de 2015 – Promovido pelo Projeto Formação de Líderes e com patrocínio do Grupo Lwart, o “Desafio Faça Acontecer” é um concurso que está mobilizando os alunos das escolas de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi. O objetivo é estimular os jovens a desenvolverem ações sociais para transformação da realidade local, diminuindo os impactos dos problemas que afetam as escolas.

As equipes participantes passaram por três fases desde o momento da inscrição: escrever um projeto e cronograma, realizar a ação e elaborar um vídeo contextualizando o problema escolhido, uma mobilização sobre ele e uma reflexão da melhoria e/ou solução do mesmo. Foram inscritos 21 projetos de 12 escolas e, para a grande final, 11 ações foram selecionadas.

Diferentes temas foram sugeridos e os mais escolhidos pelos grupos foram: sexualidade, sustentabilidade e saúde – física e mental. Segundo Maria Silvia P. Coneglian Marise, professora da Escola Cooperelp, uma das instituições de ensino participantes, a escolha do tema colaborou com a empolgação na realização do projeto. “O assunto escolhido tinha a ver com a realidade vivida pelos alunos, direta ou indiretamente. A violência e autoviolência (automutilação e suicídio na adolescência), por exemplo, é um assunto sério, difícil, mas deve ser debatido, uma vez que as estatísticas comprovam o aumento dos casos. E nós, como Escola, temos uma responsabilidade nisso”.

“O impacto de debater um tema tão complexo terá consequências a médio e longo prazo para os envolvidos. Acreditamos em resultados positivos uma vez que é difícil mensurar a propagação do assunto, que o projeto nos permitiu trabalhar” completou Maria Silvia.

Os vídeos com os resultados dos projetos foram publicados no site do concurso  (www.desafiofacaacontecer.com.br) e poderão ser vistos e curtidos pela comunidade antes da final. Além do enredo, som, imagem, qualidade, criatividade e engajamento com o público, a divulgação dos vídeos também será levada em conta no julgamento. Para Danieli Roza, coordenadora de Projetos Sociais do Grupo Lwart, “os filmes estão surpreendentes, principalmente pelo impacto das ações realizadas nas escolas. Os jovens foram inovadores e criaram soluções para problemas enxergados pela própria ótica”, comenta.

No dia 26 de novembro, os participantes, que contarão com a animação de suas torcidas no ginásio do CSEC, conhecerão os grandes vencedores do Desafio. A premiação, patrocinada pelo Grupo Lwart, será para as equipes, coordenadores e escola das ações campeãs. Além do prêmio principal do “Desafio Faça Acontecer”, serão premiados os Destaques de Inovação, Mobilização e Visão de Mundo.

Satisfeita com o resultado, Danieli comenta que a proposta do Desafio foi bem aceita pelos jovens e suas escolas, e o engajamento deles foi extraordinário. Eles puderam se sentir mais responsáveis pelas mudanças que esperam ver no mundo por meio de suas atitudes positivas, e foram vistos pelos seus colegas como exemplos de atitude e transformação.

“O empenho dos jovens na busca de soluções para os problemas existentes em sua comunidade possibilita que enxerguem mais oportunidades de ação, de fazer a diferença e de transformar a comunidade local”, completa.

Agenda: Grande final do “Desafio Faça Acontecer”
Local: Ginásio de Esportes Archangelo Brega (CSEC)
Endereço: Rua 13 de Maio, 650 – Centro
Horário: 10h00
Data: 26/11

Mais informações:
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Fernanda Bernadini – tel. 11 5090-3040 / e-mail fernandab@adsbrasil.com.br
Marcel Rahal – tel. 11 5090-3021 / e-mail marcelar@adsbrasil.com.br
Liliana Ciardi – tel. 5090-3043 / e-mail lilianac@adsbrasil.com.br