22/10/2015 -  Programação cultural gratuita do Festival do Livro de Lençóis Paulista terá início em 26/10
Cultura

15/10/2015 – De 26 de outubro a 6 de novembro, Lençóis Paulista irá sediar a sétima edição do Festival do Livro. O evento é a manifestação cultural mais importante do município e atrai mais de 20 mil pessoas para a Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica), onde são promovidas oficinas e palestras com escritores, além de apresentações de música, dança, teatro e contação de história. Também está no calendário do evento, a fase regional de Literatura do Mapa Cultural Paulista.

A edição 2015 do Festival do Livro de Lençóis Paulista é patrocinada pelo Grupo Lwart e pela Zilor, tem gestão cultural da Origem Produções, realização da Rivas Produções, Diretoria de Cultura, Prefeitura de Lençóis Paulista e Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural.

Pela primeira vez, o projeto terá sua realização via ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, que permite que empresas direcionem parte do seu ICMS para projetos que atendam as suas comunidades. De acordo com o diretor de Cultura de Lençóis Paulista, Nilceu Bernardo, desde as primeiras edições do Festival do Livro já havia o interesse da participação de algumas empresas da cidade. “Neste ano, com a crise econômica, corríamos o risco de não realizar o evento. Então, veio a ideia de montar um projeto ProAC”, conta. “Tivemos a orientação e parceria da Origem Produções para elaboração, inscrição e captação do projeto, e conseguimos dois patrocinadores, o Grupo Lwart e a Zilor.”

Nesta edição, serão promovidas 242 apresentações artísticas, oito workshops com escritores e quatro oficinas literárias. Antes mesmo do início do Festival, a Secretaria de Educação do município já agendou com a Diretoria de Cultura a participação de 9 mil estudantes. As atividades serão concentradas em 750 metros quadrados de tendas para auditório, praça de alimentação e livrarias.

“O Grupo Lwart não poderia deixar de apoiar esta nobre iniciativa da prefeitura de Lençóis Paulista. O Festival do Livro está perfeitamente alinhado aos nossos valores e projetos de educação e formação de cidadãos lençoenses. Ao chegar a 7ª edição, o festival reafirma o compromisso da prefeitura com o incentivo à leitura e ao desenvolvimento de crianças e adultos”, diz o presidente do Grupo Lwart, Carlos Renato Trecenti.

Ao longo de 12 dias, serão oferecidas diferentes experiências para crianças, jovens e adultos. Os destaques são para os encontros e oficinas com escritores, como Alexandre Azevedo, mas o Festival também terá espaço para outras expressões artísticas. No dia da abertura, dia 26 de outubro, por exemplo, a Orquestra de Câmara Uirapuru apresenta o projeto Brasilidade, às 19h30, no Palco Principal, e no dia 28 de outubro, o Festival do Livro terá sessão especial de cinema de animação, uma parceria com o DIA Internacional da Animação, que também tem patrocínio da Zilor.

Maria Elvira Sogayar Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor, afirma que o apoio ao Festival do Livro de Lençóis Paulista faz parte de um programa de educação para a cultura apoiado pela empresa em 2015. “Acreditamos na educação como meio de transformação de vidas e, consequentemente, da comunidade. Estamos muito satisfeitos de contribuir com esse evento, que reafirma que Lençóis Paulista é mais do que a cidade do livro; é uma cidade de leitores”, diz Maria Elvira.

O apoio do ProAC traz novas perspectivas ao evento, pois amplia as possibilidades de uma programação mais interessante e diversificada. As próximas edições do Festival do Livro devem ter um ganho sensível de qualidade e estrutura por conta do programa do Governo do Estado.

De acordo com Andressa Sirino, da Origem Produções, gestora cultural do projeto, o Festival do Livro é uma ação importante de educação para cultura, pois envolve todas as escolas do município, além de abrir espaço para escritores e grupos artísticos locais e regionais. “É um evento aberto e gratuito, traz vida e arte para a praça, por isso é fantástico e recebeu o apoio do governo e de duas grandes empresas da cidade. A nossa proposta é que mais empresas de Lençóis Paulista e região se unam em 2016 e possam reverter parte de seus impostos para o Festival e beneficiar a sua própria comunidade”, explica a produtora cultural.