19/10/2015 -  Grupo Lwart traz projeto ‘Brasilidade’ para a abertura do 7º Festival do Livro
Cultura

São Paulo, outubro de 2015 – O Grupo Lwart traz gratuitamente para a abertura do 7º Festival do Livro de Lençóis Paulista a Orquestra de Câmara Uirapuru. Sob a regência do maestro Luciano Filho, a apresentação acontecerá no dia 26 de outubro (segunda-feira), às 19h30, na Concha Acústica da Praça Comendador José Zillo. O concerto faz parte do projeto “Brasilidade”, patrocinado pelo Grupo Lwart com recursos de incentivo proveniente do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e realização da 3S Projetos.

Para o presidente do Grupo Lwart, Carlos Renato Trecenti, “a iniciativa da empresa de apoiar o 7º Festival do Livro e patrocinar a vinda do Projeto ‘Brasilidade’, reafirma nosso compromisso com ações que promovem o desenvolvimento cultural, educam e a ajudam na formação dos cidadãos lençoenses. Para nós é motivo de muito orgulho contribuir com esse evento”.

A apresentação da Orquestra – criada a partir da iniciativa dos próprios músicos que possuem o objetivo de aproximar a música sinfônica e erudita da população – busca desenvolver um repertório com todos os trechos sinfônicos de todas as regiões brasileiras.  Uma cantora e um narrador participam relembrando canções que estão na memória dos mais velhos e mostram um pouco dos costumes regionais do nosso país através de projeções de fotos com temas brasileiros.

“Para criar esse ambiente multicultural, a orquestra conta com instrumentos de ambos os gêneros tais como o violino, a viola e o violoncelo figurando lado aÌ lado com o pandeiro, o triângulo e zabumba, construindo uma sonoridade híbrida que possa atrair a atenção do público para as grandes formações instrumentais e quebre o paradigma em relação aÌ música de concerto”, explica Wellington Ronqui, diretor geral da orquestra.

O repertório da orquestra passa pela região norte, trazendo o carimbo e a lambada. No Nordeste vamos de forró, coco, ciranda de roda, música armorial, maracatu, afoxé, axé e frevo. Para representar o sudeste, os ritmos são samba, choro, sertaneja, funk carioca, pagode e bossa-nova. Toada e cantiga seguem os ritmos do centro-oeste e para fechar com chave de ouro representando o sul do país com muita milonga e vaneirão.

O apoio do ProAc ao 7º Festival do Livro – manifestação cultural mais importante do município, traz novas perspectivas ao evento, pois amplia as possibilidades de uma programação mais interessante e diversificada. Para este ano, além da Orquestra de Câmara Uirapuru, o público poderá contar com oficinas e palestras com escritores, apresentações de música, dança, teatro e contação de história.

Sobre o maestro Luciano Filho:
O maestro Luciano Filho é formado em piano erudito pelo conservatório Dramático e Musical Dr. “Carlos De Campos” de Tatuí-SP. Estudou estilos de piano na história do Jazz na Unicamp, Arranjo com o Maestro Ciro Pereira, harmonia com Ricardo Goldenberg, MPB Jazz no Conservatório de Tatuí, Orquestração com Jaques Morellianbaumm (ex-Arranjador de Tom Jobim e produtor de trilhas cinematográficas).

Trabalhou na Rede Bandeirantes junto ao maestro Záccaro, produziu vinhetas para a Rede Globo, Rede TVA e Rádios FM da região, produziu vários CDs e é Arranjador do Beat Estúdio e professor de música do Colégio Integrado. Estudou composição com Edmundo Cortez Villani. Foi tecladista da dupla Christian e Ralf, tendo lançado em agosto de 2003 seu primeiro CD com músicas inéditas de sua autoria.

Atualmente é professor de música e regente de coral, além de atuar em estúdios de gravação, cursando o bacharelado em composição na UNICAMP.

Serviço:
Orquestra de Câmara Uirapuru – Projeto ‘Brasilidade’
Patrocinado pelo Grupo Lwart com recursos de incentivo proveniente do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e realização da 3S Projetos
Data: Segunda-feira, 26 de outubro
Local: Concha Acústica da Praça Comendador José Zillo
Evento gratuito

Mais informações:
Grupo Lwart
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Fernanda Bernadini – tel. 11 5090-3040 / e-mail fernandab@adsbrasil.com.br
Marcela Rahal – tel. 11 5090-3021 / e-mail marcelar@adsbrasil.com.br