Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

24/02/2014 -  Lwarcel divulga próximas ações de ampliação
As Empresas

A Lwarcel Celulose, empresa do Grupo Lwart, localizada em Lençóis Paulista (SP) divulga balanço do ano e prepara-se para a ampliação da sua fábrica que terá capacidade para aumentar a produção em mais 750 mil toneladas de celulose por ano. A empresa, que passou por um ano positivo, faturou R$ 450 milhões em 2013, um aumento de 18% em relação a 2012, e projeta manter este patamar em 2014, já que utiliza atualmente toda sua capacidade de produção.

A Lwarcel é a maior empresa do Grupo Lwart em termos de faturamento e corresponde a cerca de 50% dos R$ 875 milhões de receita bruta gerados por suas empresas em 2013. Para o diretor geral da Lwarcel Celulose, Luis Künzel, o aumento da receita pode ser explicado pelas variações no câmbio e mercado observados ao longo do ano. Houve uma evolução no câmbio a partir do segundo semestre e paralelamente uma queda do preço. O cenário foi de demanda aquecida, puxada principalmente pelo segmento de papel tissue. De acordo com o diretor, para 2014 existe uma expectativa positiva do câmbio se manter em um patamar alto ou aumentar ao longo do ano. 

O aumento da oferta de celulose previsto para os próximos anos no mercado nacional pode afetar o mercado no curto prazo, até que haja uma adaptação e consequente absorção das novas capacidades. Porém, estudos realizados até agora indicam que no longo prazo haverá demanda para as novas produções.

Projeto de Ampliação

Após o anúncio dos planos de ampliação da fábrica, que deverá produzir 1 milhão de toneladas/ano, a empresa deu continuidade ao projeto, obteve, em 2012, licença ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e até o primeiro trimestre de 2014 deverá concluir a engenharia básica. Também neste ano a empresa espera ter definidos a estrutura financeira e o novo parceiro.

Com o projeto de ampliação, serão necessários 80 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto para atender a capacidade da fábrica. “A Lwarcel já vem investindo no aumento de sua base florestal desde 2010 e fechou 2013 com 53 mil hectares de florestas plantadas. Para 2014 projetamos chegar aos 60 mil hectares”, conclui Künzel.