Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

25/04/2011 -  Óleo lubrificante usado por carros da Fórmula Indy tem destinação sustentável
Eventos

A Lwart Lubrificantes, empresa especializada na coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, foi escolhida pelo segundo ano consecutivo para ser a coletora oficial dos óleos lubrificantes usados gerados pelos carros da Fórmula Indy 2011- que acontece em 1º de maio, no Anhembi, em São Paulo (SP).

Durante a prova, a Lwart terá um posto montado especialmente para o evento, com caminhão de coleta e coletores treinados para o recolhimento do material. Todo o óleo lubrificante utilizado durante a corrida será coletado e destinado ao rerrefino na unidade industrial da Lwart Lubrificantes de Lençóis Paulista (SP). “A preocupação que um evento deste porte possui em destinar corretamente o óleo lubrificante usado é um exemplo que deve reforçar a conscientização da população para a destinação de resíduos. Estamos felizes por sermos convidados a atuar mais uma vez neste grande evento”, afirma Thiago Trecenti, diretor geral da Lwart Lubrificantes.

A única destinação legal para o óleo lubrificante utilizado em motores de carros e máquinas é o rerrefino, um processo que transforma o óleo usado em óleo mineral básico, matéria-prima para a produção de óleo lubrificante. A Lwart foi a primeira empresa no País a conseguir o registro de coletor autorizado da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e é responsável pela coleta de cerca de 148 milhões de litros por ano, o que corresponde a 45% do óleo lubrificante usado disponibilizado para coleta no Brasil.

O descarte inadequado do óleo lubrificante usado pode prejudicar o meio ambiente. Sabe-se que apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água e que a queima ilegal do óleo lubrificante emite gases poluentes altamente tóxicos.

Sobre o Grupo Lwart
O Grupo Lwart é um conjunto de empresas 100% nacional, estabelecido em Lençóis Paulista (SP) desde 1975. Possui três unidades industriais: a Lwart Lubrificantes, que atua na área de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados; a Lwarcel Celulose, que faz o reflorestamento de eucalipto e produz celulose; e a Lwart Química, que fabrica produtos para impermeabilização, pavimentação e isolamento termo-acústicos.

Com atuação no Brasil e no exterior, o Grupo Lwart emprega mais de 2,5 mil pessoas, entre funcionários e terceiros, e teve faturamento de pouco mais de R$ 709 milhões em 2010, um crescimento de quase 30% em relação a 2009.

Há 35 anos o Grupo Lwart pratica em suas atividades os pilares que formam a Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno e a atuação ambientalmente correta. A empresa aproveita todos os resíduos de seus processos industriais, com melhor desempenho financeiro e menor impacto ambiental. 

Além disso, o Grupo Lwart investiu, nos últimos anos, R$ 100 milhões para ser autossuficiente em energia por meio de combustíveis renováveis. Hoje, sua termelétrica de biomassa, abastecida pela madeira excedente da produção de celulose, gera toda a energia e vapor consumidos pelas empresas do grupo.

Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br


Lwart Lubrificantes
Primeira empresa do Grupo Lwart, a Lwart Lubrificantes, fundada em 1975, é a maior da América Latina no setor de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado e recebeu o registro nº 1 de coletor autorizado da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em duas plantas industriais, a principal em Lençóis Paulista (SP) e a filial em Feira de Santana (BA), emprega cerca de 930 funcionários. É responsável por 45% do óleo lubrificante usado disponibilizado para coleta do País (cerca de 148 milhões de litros anualmente); produzindo cerca de 105 milhões de litros de óleos minerais básicos rerrefinados ao ano.

Para saber mais sobre a empresa, acesse: www.lwartlubrificantes.com.br

Mais informações:
ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Contatos com:
Priscila Jacob – tel. 11 5090-3040 / e-mail priscilaj@adsbrasil.com.br
Rodrigo Fonseca – tel. 11 5090-3043 / e-mail rodrigof@adsbrasil.com.br