Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Relacionamento com a comunidade

Você está em:   Home Grupo Lwart Relacionamento com a comunidade

Relacionamento com a comunidade

Desde a sua fundação, o Grupo Lwart contribui direta e indiretamente com o desenvolvimento das comunidades onde está presente com base nos seus valores, a partir da geração de emprego, renda e tributos, investimentos sociais e parcerias em projetos para a formação da cidadania.

A responsabilidade corporativa do Grupo Lwart compreende o apoio a iniciativas sociais por meio de patrocínios e apoios a projetos que incentivam a educação, cultura, esportes, cidadania e a preservação do meio ambiente.

Para o Grupo Lwart, sustentabilidade é ‘fazer hoje cuidando do futuro’ e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua.


Conheças alguns de nossos projetos e ações:

Desde 2002, o Grupo Lwart realiza atividades que promovem o voluntariado, com o objetivo de envolver os colaboradores e familiares em prol da comunidade.

As atividades possibilitam para os colaboradores o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, estimula o crescimento pessoal, reforça o conceito de cidadania e a sua contribuição para com a sociedade, fortalecendo o espírito de equipe e estimulando o encorajamento.

As ações do Programa de Voluntariado do Grupo Lwart ‘Valorização Social’ impactam diretamente da sociedade local, melhorando a qualidade de vida do público do entorno de suas unidades e promovendo o envolvimento da própria comunidade para resolução dos problemas e o fortalecimento da cidadania.

Em 2013, o Grupo Lwart constituiu um Comitê de Voluntariado formado por colaboradores de diversas áreas da empresa com o objetivo de contribuir com as decisões das atividades desenvolvidas, fomentar o envolvimento dos colaboradores nas ações e identificar melhorias e novas oportunidades de atuação dos colaboradores em benefício da comunidade.

Galeria de fotos

As principais ações do Programa de Voluntariado Empresarial do Grupo Lwart são:


  • Campanha do Agasalho

    A Campanha do Agasalho é promovida internamente com a arrecadação de roupas, calçados e cobertores junto aos colaboradores e familiares através de pontos de coleta estrategicamente localizados nas empresas. Após o recolhimento dos itens, os voluntários inscritos se reúnem para consertos, separação e entrega na Promoção Social do município para somar com a arrecadação da cidade.

  • Brinquedo amigo

    A ação fomenta a arrecadação de brinquedos junto aos colaboradores e familiares, por meio de pontos de doação em diversos locais nas empresas e, paralelamente, os colaboradores fazem a inscrição de crianças carentes. Após o recolhimento dos itens os voluntários inscritos se reúnem para consertos, separação, embalagem e entrega para as crianças inscritas.

  • Dia de Fazer o Bem

    O Make a Difference Day surgiu em 1992 nos Estados Unidos através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation, maior organização voltada ao voluntariado do mundo. O Dia de Fazer a Diferença Brasil era uma parceria da Rede Record como promotora oficial do evento, divulgando-o em âmbito nacional.

    A partir do ano de 2010, diante da lacuna da ação nacional do Dia de Fazer a organizar uma ação própria batizando-a como o Dia de Fazer o Bem, com mesmo objetivo do programa anterior mantido até hoje. O Dia de Fazer o Bem é composto por ações realizadas por colaboradores e familiares na comunidade, conforme o levantamento de necessidades.

  • Natal Cidadão

    A empresa realiza a aquisição de brinquedos novos para crianças de até 12 anos, matriculadas em todas as creches e centros de convivência de Lençóis Paulista, Macatuba e Alfredo Guedes, entregando-os no mês do Natal. Voluntários atuam embrulhando, separando e entregando os brinquedos às crianças. Desde 2002, quando foi instituída a ação, foram mais de 20 mil brinquedos doados nas comunidades nas quais o Grupo Lwart está presente.


Cuidar do futuro trabalhando no presente. Com esse foco de crescimento sustentável, o Projeto Escola - programa de visita ao Grupo Lwart, incentiva jovens do 9º ano do ensino fundamental de Lençóis Paulista (SP), desde 1998, a refletir sobre o seu potencial e sobre a importância do estudo para o desenvolvimento profissional.

A educação é um processo de aprendizado e capacitação. Com a visita, o Projeto busca estimular as habilidades e competências dos jovens, apresentar alternativas de formação profissional, contribuindo para a descoberta vocacional e enfatizando a necessidade da capacitação para a entrada no mercado de trabalho.

A iniciativa conta com parceria da Diretoria Municipal de Educação de Lençóis Paulista e da Polícia Ambiental de Bauru (SP) que, na visita, reitera a importância da preservação ambiental. O Projeto Escola que já recebeu mais de 18 mil alunos é um dos programas que integra a visão de sustentabilidade do Grupo Lwart, de proporcionar aos jovens oportunidades de reflexão e aprendizado, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da comunidade.

Galeria de fotos

Criado em 2002, o Projeto Formação de Líderes é um programa de treinamento que tem por objetivo criar oportunidade para jovens com perfil de liderança e oferecer condições para exercitá-la de maneira positiva.

A adolescência é um período de importantes descobertas, da construção dos sonhos de vida e esse momento deve ser aproveitado. Conhecer a sua realidade local, conhecer as suas próprias potencialidades e, assim, compreender o próximo, pode trazer a tona líderes que façam a diferença onde quer que estejam.

Para isso, as atividades de formação envolvem aulas teórico-práticas sobre comunicação, política, técnicas de negociação, trabalhos em equipe, planejamento, valorização individual, do estudo, responsabilidade individual e raciocínio crítico.

O Projeto já formou cerca de 300 jovens líderes. A cada ano, são oferecidas novas vagas para o Projeto Formação de Líderes direcionadas aos estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 13 e 16 anos, das redes municipal, estadual e particular de Lençóis Paulista.

Para conhecer mais sobre o Projeto Líderes, acesse: www.projetolideres.com.br

Galeria de fotos